RSS

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Absurdo total

Meuu.. Tava lendo o site Vegetarianismo e tinha uma matéria sobre algumas coisas que podem conter produtos de origem animal.. Affs.. Todas são ridículas! Fala sério, é realmente necessário? Nem um pouco, né?

Confira essa lista e aumente sua paranóia:

1. Sacolas Plásticas


Kate Ter Haar via Creative Commons.
Muitos tipos de plástico, inclusive as sacolinhas de supermercado, contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal. Mais um motivo para usar uma ecobag.

2. Pneus de carro e de bicicleta


Photo: SamuraiGhost via Creative Commons.
Para se certificar que seu meio de transporte é livre de produtos animais, cheque se o fabricante utiliza a versão vegetal do ácido esteárico, usado para conservar a forma do pneu sob atrito intenso. Segundo lista do fórum de Malhação Vegana (em inglês), a Michelin é animal-free.

3. Cola de madeira usada em instrumentos musicais



Photo: Luz A. Villa via Creative Commons.
Aparentemente, a cola feita com ossos e tecido conjuntivo cozidos é o melhor adesivo para fixar violinos, pianos e outros instrumentos musicais feitos de madeira. Além disso, ela também é usada pelos carpinteiros para colar mesas, portas, armários… Existe uma cola sintética, mas, para saber qual foi utilizada, só perguntando ao fabricante.

4. Biocombustível


Photo credit: Western Biodiesel.
Tá pensando que só existe álcool de cana de açúcar e biodiesel de óleo de mamona? Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango. Bizarro.

5. Fogos de artifício


Photo credit: Mr Magoo ICU.
Além de fazerem mal para o meio ambiente (a fumaça polui o ar e carrega metais tóxicos, que contaminam o solo e a água), eles também têm ácido esteárico em sua fórmula – e não dá pra saber se eles são de origem animal ou vegetal…

6. Amaciante de roupas


Photo credit: Mr Magoo ICU.
Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium chloride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas. Melhor ficar com as roupas menos macias, caro vegano.

7. Shampoo e condicionador


Photo: Marcelo Guerrero, via Stock Xchng.
Sim, eles contém mais de 20 ingredientes vindos de animais! “Pantenol”, “aminoácidos” e “vitamina B”, por exemplo, podem ter origem animal ou vegetal. A melhor forma de saber com certeza é procurando marcas veganas. O site Guia Vegano recomenda a marca Surya, que tem certificação e tudo.

8. Pasta de dentes


Photo: Festland via Stock Xchng (Royalty free).
A glicerina, também presente no shampoo e condicionador, pode ter origem animal e vegetal. Tente marcas veganas, como a Contente, Condor, Welleda e Natura.

9. Açúcar branco e mascavo


Photo: JadeGordon via Stock Xchng (Royalty free).
Por essa você não esperava! Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. Há como fazer o mesmo processo com carbono granulado ou um sistema de troca de íons. Opte por açúcar cristal orgânico, se ficar na dúvida.

Retirado do site Vegetarianismo

Nenhum comentário: